#header-columna-contenedor {clear:both;} .header-columna {padding: 8px;}

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A família e a escola como instituições sociais.

Conceito sociológico

Émile Durkheim:



Segundo Émile Durkheim as instituições sociais vagarosamente são um apurado de: normas, regras e forças aplicadas ao individuo e aos mais divergentes grupos da sociedade.

A família

É na família que surge a suma responsabilidade da criação, construção dos valores morais e éticos do individuo, a família tece uma ampla rede de valores que seguirão o individuo ao longo de sua vida. A família indiretamente cria o futuro do individuo, pois suas decisões futuras serão baseadas nas convicções passadas por seus genitores.

Alguns dizem que a família é uma “instituição falida”, pois o modelo familiar clássico esta desmembrando e aos poucos esta havendo a procura por um novo modelo familiar. A família tradicional era constituída pelos genitores,os progenitores e os filhos (geralmente muitos), atualmente não existe um modelo familiar definido,agora em maioria as famílias possuem poucos filhos,e não é necessário que haja uma figura paterna ,e uma figura materna,com algumas famílias inclusive sendo formadas por duas mulheres,dois homens,ou com os filhos sendo criados por parentes (em caso de fatalidade relacionada aos pais).

A responsabilidade que a família possui sobre a educação dos filhos esta desaparecendo gradualmente, pois com os novos modelos familiares, os genitores não têm as mesmas possibilidades com relação à criação dos filhos, muitos acham que a escola é uma maneira de terceirizar a educação dos filhos. Com a ausência dos pais, a criação dos filhos acaba sendo feita pela TV, internet, e meios de comunicação de massa, redigidos ao senso comum moldando os jovens segundo o anacronismo lacônico, assim os jovens perdem seus valores morais passados pela família, e aprendem os valores passados pela mídia que na maioria das vezes é errônea, tais valores transformam o individuo num mero receptáculo da opinião publica, assim não é correto chamar os jovens de hoje de indivíduos, pois todas as opiniões individuais sucumbiram perante o senso comum.

“Criar filhos é fácil, basta ensiná-los a odiar o que você odeia e eles se criam sozinhos, e agora com a internet..”

(Homer Simpson).

“Filósofo estadunidense.”

A escola

A escola não transmite apenas os conhecimentos básicos dos quais o individuo necessita, ela também exerce a função de fazer o individuo aprender a viver em sociedade, trabalhar em equipe e ser um cidadão consciente com seus direitos e deveres através das regras impostas pela escola, o futuro cidadão aprende a seguir leis fixas e a exigir seus direitos, com a escola o individuo aprende a se integrar, questionar e a argumentar, ou deveria aprender. Na escola também é o lugar onde aprendemos a lidar e respeitar as diferenças, sejam inter-raciais, culturais, religiosos, sexuais, ou até pelos gostos musicais, pois nós aprendemos que todos têm seus direitos e liberdades individuais, ou deveríamos ter. A educação ultrapassa as barreiras do preconceito, sendo necessária a todos.

Outro objetivo da educação é abrir o “terceiro olho” do individuo para que o mesmo enxergue e compreenda a realidade oculta a sua volta, ultrapassando as fronteiras que o senso comum nos impõe, assim aprendemos a analisar a nossa vida cotidiana e o mundo que nos cerca de maneira mais critica, e ficamos menos propensos a aceitar pacificamente as mentiras e engodas da hipocrisia mundial, libertando-nos de tal histeria coletiva e deixando de ser uma marionete nas mãos dos que detém o poder.

Mas para tanto é necessário que a família já nos tenha dado uma base para que a escola possa trabalhar porem atualmente com a falência da constituição familiar clássica ainda não se encontrou outro modelo familiar vigente que nos possa dar tal base, enquanto não encontramos, a educação da juventude estará solta ao leo nas páginas da internet ,que não nos dá uma base educacional e moral tão sólida,quanto a instituição familiar,portanto nossos jovens já chegam a escola envenenados pela opinião pública e dificilmente é possível encontrar a cura para tal veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário